quarta-feira, 29 de maio de 2013

Trevas e Luz

"Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices,"Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, ranzinzices, chatices, mesmices, grandezas, feitos, espantos. Sobretudo falam do comportamento e falam porque supõem saber. Mas não sabem, porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente. Se sentissem não falariam." (Nelson Rodrigues)



Quando uma pessoa está magoada, ferida, triste, ela acha que o mundo gira em torno dela. Suas feridas são as mais profundas, sua dor é a mais excruciante, seu sofrimento foi o mais intenso. O nome disso é egocentrismo, nada mais e nada menos.

Se você sofreu, é só lembrar que outra pessoa também sofreu e, talvez, muito mais do que você. Depois de anos tentando, quando finalmente se tem algo, é uma euforia só; o triste é quando o outro titubeia ao menor sinal de problema. Ninguém tem o “felizes para sempre” sem alguns tropeços pelo caminho, e fugir disso é covarde e mesquinho. Lembrar de que você não é o único que sofre, de que seu coração pode não ser o único partido, faz você olhar o mundo de uma forma menos egoísta. Faz você querer tentar.

Porém, como tudo na vida, é preciso TENTAR para conseguir e, caso fique apenas parado esperando pelos outros, só vai acabar machucando. Se você acha que é uma pessoa ruim e que só machuca os outros e causa dor e sofrimento, por que continuar assim? Se alguém tenta ajudar você, por que não se permitir receber essa ajuda? Acho que o problema real está no fato do medo de sair da zona de conforto, mas se alguém tenta por você, essa pessoa sim não tem zona de conforto alguma. Isso é justo? Mais ainda, é justo deixar a pessoa que quer seu bem tentar sozinha, apenas porque você tem medo de se arriscar?!

Arrumar qualquer desculpa para duvidar de alguém também é reflexo de alguém perdido e com medo de crescer, afinal, se você conhece uma pessoa há anos você sabe muito bem do que ela é capaz. Se você ACHA que não sabe significa o que? Você se decepcionou com a pessoa, por quê? Daí passamos para a parte intrigante da idealização.  É muito fácil apontar os erros de alguém e esquecer seus próprios, como se todos fossem santos na hora de julgar. Difícil é tentar entender o motivo pelo qual a pessoa fez o que achou certo fazer na hora, mesmo que para outros aquilo tenha sido errado. Irônico é achar algo assim: A pessoa gosta de guerreiros, tenta ser justa mesmo com o gênio do cão que tem, tenta fazer as coisas certas e dá seu melhor; ainda assim, sabe que não é 100% boa e só por ser pequenininha e querer ser feliz as pessoas já carimbaram na testa dela "ela É uma paladina e NUNCA fará algo fora do que esperamos.”... A ironia tá na decepção por causa de idealização. xD Todo mundo conhecia a pessoa, via o gênio, via as atitudes e ainda assim, colocaram um véu nos olhos para dizerem sempre "é a paladina e isso é a verdade suprema"; mesmo que saibam como a pessoa é de verdade e que aquilo foi algo que eles mesmos inventaram. Depois de tudo é aquele negócio... todo mundo, quando achou que foi "enganado" apontou, se fez de santo e esqueceu a verdade que sempre esteve ali, mas não esqueceu a idealização. 



O que me faz lembrar a respeito do certo e errado, do bom e do mau. Tudo isso não passa de conceitos e o que a sociedade quer que exista, mas na prática não é bem assim. Cada um sabe onde seu calo aperta e sabe o que pode ou não fazer para ser feliz; questão de escolha. Se você escolhe ser feliz, então lute por isso! Lembre que não existe essa história de certo e errado, existe apenas você tentando alcançar sua felicidade da melhor forma que pode. Seja justo e não use pessoas de degrau, mas também não esqueça de que se humilhar e mendigar atenção é triste e doloroso. Se você chora por não ver o sol, suas lágrimas o impedirão de ver as estrelas. Então, PARE de chorar por sua própria dor e enxergue a dor dos outros também! Você não é a única pessoa que sofre e não será a última, mas pode ser a diferença entre o sofrer ou não de outro que te ama. Ter medo é normal, mas viver na regra do medo é triste demais. As estrelas não podem brilhar sem a escuridão. Nada é 100% bom ou mau, acho que está na hora de enxergar isso e aceitar.


Por fim, eu pergunto: Do que adianta você lutar tanto contra algo que quer? Se você quer mudar, então mude! Saiba que enquanto você se mantém seguro, existe alguém que se fere todo dia, todo minuto, todo segundo; e ainda tenta ajudá-lo... Apenas para que você fique bem consigo mesmo. Crescer é difícil, assumir responsabilidades é difícil, porém, se você não consegue enxergar a força que uma pessoa enxergou em você mesmo uma vez... Então seja decidido ao menos para permitir que a pessoa lhe mostre e faça você se ver através dos olhos dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário