sexta-feira, 31 de maio de 2013

Salvando o vinho nosso de cada dia!

Como eu posso retratar minha indignação aqui sem ofender muitas pessoas? ._. Hum... Não faço ideia, mas tentarei.



Bom, tomar vinho é uma arte para poucos e saber qual taça usar não é o suficiente para se dizer apreciador. Somente HOJE já vi MAIS de 10 pessoas com fotos no facebook posando com taça de vinho tinto e, infelizmente para o vinho e para os REAIS apreciadores, pegando a taça de forma INCORRETA! Vocês, posers, sabiam que isso influencia MUITO não somente na textura, como no aroma e PRINCIPALMENTE na temperatura do vinho? Então vamos a uma pequena, porém, importante aula; não apenas de etiqueta, mas de como SALVAR nosso tão amado vinho desses vilões que só querem aparecer. Se é para mostrar que bebem, se é para aparentar ser refinado, então, POR FAVOR, que o façam com dignidade e hombridade, sem macular o vinho.


O vinho é extremamente delicado e, quando servido à temperatura certa (um pouco mais gelado que a temperatura ambiente), é importante mantê-la assim de forma a prolongar o momento de prova e degustação. Por isso mesmo, e pela etiqueta, um copo de vinho nunca deverá ser segurado pela sua parte superior, ou seja, NADA DE FECHAR SUAS MÃOS EM TORNO DO VINHO! O calor que é transmitido das mãos através do vidro vai naturalmente aquecer o vinho – vinho quente é a desgraça suprema (o vinho deve ser sempre servido à sua temperatura ideal), o aquecimento pode ainda adulterar o aroma e a textura do próprio vinho. Pelos mesmos motivos, deve ainda evitar fechar completamente a mão em torno do pé do copo. A forma mais correta de segurar num copo de vinho é através da colocação do dedo indicador e do polegar no fundo do pé. Se não lhe parecer prático ou se o copo parecer muito pesado, deixe de mimimi e certifique-se que este não esteja muito cheio – O ideal é que um copo de vinho só deve estar entre 1/3 e 1/4 cheio. Isso mesmo, nada de ir enchendo até a borda achando que tá abalando.

Pela tradição, o vinho é servido num copo alto com pé, para que este possa ser pegado e segurado precisamente por esta haste ou então pela base do mesmo, mas nunca pelo copo em si (ou bojo, ou corpo). O copo é MUITO importante para o vinho que é nele servido e daí a necessidade de nunca segurar um copo de vinho pela parte superior; ele foi feito dessa forma por uma razão e não somente pela estética. No caso do vinho tinto, o seu copo apresenta uma haste fina e um formato largo e arredondado que permite a “respiração” do vinho.



A forma correta de pegar e segurar num copo de vinho também está relacionada com as regras de etiqueta, na degustação do vinho, especialmente quando estas decorrem numa prova de vinhos. Tal como manda a etiqueta, segurar num copo de vinho pelo fundo do seu pé permite a observação do próprio vinho, as suas características em termos de cor, espessura e limpidez; para além de permitir uma suave agitação do líquido, que é normalmente feito com gestos circulares. A apreciação visual do vinho é apenas uma das fases da degustação do vinho e se não segurar no copo pelo seu pé, o mais ERRADO é encher o copo com dedadas que, não tem nada de bonito, gracioso, refinado, nem estético; dificulta a própria apreciação visual. Ainda em termos de etiqueta, pegar num copo de vinho pelo pé é ainda recomendado por outro motivo: na hora do brinde, o som emitido por um copo que é segurado pelo pé é muito mais agradável.


Ainda tem duvida de como PARECER uma pessoa culta e refinada? Então vai aí algumas imagens para ilustrar melhor o que estou tentando dizer.

FORMA ERRADA E ABOMINÁVEL, QUE A MAIORIA FAZ ACHANDO QUE ESTÁ ABALANDO E SE FINGINDO DE REFINADO!


CORRETO! PARABÉNS, VOCÊ USOU A HASTE E O PÉ DE FORMA ADEQUADA!

Após tudo isso explicado, POR FAVOR, não façam mais o SACRILÉGIO de estragar um bom vinho numa foto qualquer. Beber vinho não é para quem quer e nem para qualquer um, é algo refinado que NECESSITA de todo um conhecimento e, se você não tem, melhor que vá atrás de JURUPINGA! ¬¬
Os apreciadores de vinho agradecem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário