terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Saudade...

"Entre todos os vocábulos não deve haver nenhum tão comovente quanto a palavra portuguesa SAUDADE. Ela traduz a lástima da ausência, a tristeza da separação, toda a escala de privação de entes ou de objetos amados. É a palavra que se grava nos túmulos, a mensagem que se envia aos parentes, aos amigos. É o sentimento que o exilado tem pela pátria, o marinheiro pela família, os namorados um pelo outro apenas separam-se. saudade sentimos da nossa casa, dos nossos livros, dos nossos amigos, da nossa infância, dos dias idos."

(Joaquim Nabuco)

Hoje me peguei pensando numa certa pessoa... e aquele certo sentimento que, atualmente, me é muito conhecido voltou a me acompanhar... Por isso, resolvi falar sobre algo que todos já sentiram.
Estar longe de alguém que você gosta, é uma das piores coisas que pode acontcer! Perder alguém que lhe é infinitamente estimado, é uma dor indescritível! Nunca mais poder ter aquele objeto que lembra alguém importante e que, por isso, tornou-se seu maior tesouro, é terrível!
Independente de você ter outros por perto, a falta que aquele indivíduo faz na sua vida é algo que nenhuma outra palavra poderá explicar melhor que a palavra saudade! Esse sentimento que aparece quando menos esperamos, apenas pelo fato de lembrar... esse sentimento que preenche nosso coração e, por vezes, sufoca-nos...
Em determinados casos, você pode continuar a dedicar seu tempo e sentimentos àquilo que lhe foi "tirado"... em outros, você apenas esquece... Mas aquela sensação de vazio continuará! O certo é que, mesmo que tente fugir para não sofrer, ainda assim sentirá a tão famigerada saudade. Eu escolho lembrar... a saudade torna-se maior mas, para mim, não existe outra escolha... jamais esqueceria o que me é tão caro!
Tem coisa pior do que o sentimento de saudade?! Aquela espera angustiante, lembrar de momentos, relembrar e imaginar que nunca vai ser igual ao que foi, que o destino é incerto... querer estar perto novamente, de sentir novamente, de ser quem você foi naquela ocasião com aquela pessoa... A frustrante certeza de saber que existem coisas que não podemos evitar, situações que foram impostas... Saber que não poderemos fazer nada além de sentir... saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário